PROJETO DE INFRAESTRUTURA URBANA


O instrumento previsto no Estatuto da Cidade que compreende a faculdade conferida, por lei municipal, ao proprietário do imóvel, de exercer em outro local o direito de construir previsto nas normas urbanísticas e ainda não exercido é:


A transferência do direito de construir


A outorga onerosa do direito de construir


O direito de preempção


O direito de superfície


O usucapião especial de imóvel urbano

O consumo per capita de água potável é composto por vários fatores. Dentre eles, aquele que  tem ligação com o odor e o sabor (potabilidade) da água é:


A qualidade da água


A rede de esgoto


O custo da água


O tamanho da cidade


As condições climáticas

Em se tratando de projeto em Engenharia Sanitária, as estimativas de vazão e população são importantes e problemáticas devido à necessidade de tratamento matemático dos dados que, muitas vezes, são aleatórios.

Alguns métodos de estimativa de população foram estudados com o objetivo de amenizar erros e evitar obras complementares. O método em que presume-se que a cidade está desenvolvendo em uma seqüência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é igual ao produto do termo anterior por uma constante, chamada razão, é:


O método da curva logística


A progressão geométrica


A progressão aritmética


A progressão multiplicativa


A comparação gráfica entre cidades similares

A infiltração de água de chuva no solo é extremamente importante no controle da drenagem urbana. O processo de urbanização contribui com a impermeabilização do solo e, por consequência, com a redução da capacidade de infiltração de água pluvial. 


Pavimentação de pátios com pavimentos permeáveis reduzem as enchentes periódicas e altas temperaturas e embelezam a zona urbana.


Áreas urbanas centrais com pátios, ruas e calçadas possuem taxa de infiltração entre 10 e 30%.


Parques, campos de esportes e reservas florestais urbanas possuem taxa de infiltração entre 20 e 50%.


Pavimentos permeáveis são amplamente utilizados no Brasil, já sendo obrigatórios por diversas prefeituras de cidades que sofrem com enchentes.


A maioria das cidades usa pavimentos veiculares parcialmente permeáveis para promover uma maior absorção das águas da chuva.

O sistema de drenagem guia-sarjeta que, apesar de obsoleto, ainda é usado na maioria das cidades brasileiras que dificulta o passo dos pedestres em dias de chuva e que favorece o depósito de sujeira na rua é o:


Com sarjeta de pedra


Com canais laterais


De Perfil parabólico combinado


De Perfil parabólico simples


Com sarjeta de pedra e pavimentação asfáltica

Alguns exemplos de classificação de zonas no território de um município inclui:

 

I)Zonas de Uso Misto, zonas territoriais e zonas ambientais

II)Zonas de uso residencial, zonas industriais e zonas territoriais.

III)Zonas de uso misto, Zonas de Chácaras , zonas de uso residencial multifamiliar.

IV)    Zonas empresariais, Zonas de uso misto, ,zonas especiais de interesse social

 

Estão corretas:


As afirmativas I e III.


As afirmativas III e IV.


As afirmativas II, III e IV.


As afirmativas I e II


As afirmativas II e IV

Leia o texto a seguir e na sequência faça o que se pede.

O artigo 182 estabeleceu que a política de desenvolvimento urbano, executada pelo poder público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes, definindo que o instrumento básico desta política é o Plano Diretor.

Fonte:OLIVEIRA, Isabel Cristina Eiras de. Estatuto da cidade para compreender. Rio de Janeiro: IBAM/DUMA, 2001.

 

  1. O Estatuto da Cidade ao regulamentar as exigências constitucionais reúne normas relativas à ação do poder público na regulamentação do uso da propriedade urbana em prol do interesse público, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental e fixa importantes princípios básicos que irão nortear estas ações.
  2. O Estatuto da Cidade estabelece a gestão democrática, porém não conta com a participação da população urbana em nas decisões de interesse público.
  3. O Estatuto é a adequação dos instrumentos de política econômica, tributária e financeira e dos gastos públicos aos objetivos do desenvolvimento urbano, de modo a privilegiar os investimentos geradores de bem-estar geral e a fruição dos bens de diferentes segmentos sociais.

Marque a alternativa correta com relação ao Estatuto das cidades.


As afirmativas II e III estão corretas


A afirmativa I está correta.


As afirmativas I e III estão corretas


As afirmativas I e II estão corretas


A afirmativa III está correta

Leia o texto a seguir e na sequência faça o que se pede.

A engenharia urbana é a arte de conceber, realizar e gerenciar sistemas técnicos. O termo Sistema Técnico tem dois significados: o primeiro enquanto rede suporte, isto é, uma dimensão física, e o segundo enquanto rede de serviços. Nesta ótica, portanto, procura-se integrar, no conceito de sistema técnico, sua função dentro do meio urbano, o serviço prestado à população e seus equipamentos e rede física.

Fonte: ZMITROWICZ, W.; ANGELIS NETO G. Infra-estrutura urbana. Textos técnicos. São Paulo: Escola Politécnica da USP, 1997.

Esta conceituação facilita a identificação dos subsistemas urbanos, a partir dos subsistemas técnicos setoriais.

Marque a alternativa correta que apresenta todos os subsistemastécnicos.


1- Subsistema Viário; 2- Subsistema de Drenagem Pluvial 3- Subsistema de Abastecimento de Água, 4- Subsistema de Esgotos Sanitários; 5- Subsistema Energético;


1- Subsistema Viário; 2- Subsistema de Drenagem Pluvial 3- Subsistema de Abastecimento de Água, 4- Subsistema Energético; 5- Subsistema de Comunicações


1- Subsistema Viário; 2- Subsistema de Abastecimento de Água, 3- Subsistema de Esgotos Sanitários; 4- Subsistema Energético; 5- Subsistema de Comunicações


  1. - Subsistema de Drenagem Pluvial 2- Subsistema de Abastecimento de Água, 3- Subsistema de Esgotos Sanitários;

1- Subsistema Viário; 2- Subsistema de Drenagem Pluvial 3- Subsistema de Abastecimento de Água, 4- Subsistema de Esgotos Sanitários; 5- Subsistema Energético; 6- Subsistema de Comunicações

O asfalto como material de pavimentação das ruas começou a ser utilizado no Brasil, durante a reforma da cidade do Rio de Janeiro, no início do século XX. Hoje cobre 80% da pavimentação das áreas urbanas brasileiras. Quanto aos aspectos positivos da utilização do asfalto nas vias das cidades brasileiras, analise as afirmativas abaixo:

I) Aumenta a permeabilidade do solo, possibilitando a infiltração de uma parcela das águas incidentes e amenizando o impacto ambiental.

II) Aumenta a permeabilidade do solo, evitando, assim, alagamentos.

III) Aumento das ilhas de calor provocando aquecimento nas áreas urbanizadas.

IV) Quando utilizada a borracha em misturas asfálticas, ocorre um aumento da vida útil do pavimento e maior retorno elástico.

 São aspectos positivos quanto ao uso do asfalto nas vias:

 

 


As questões I e IV.


As questões I e III.


As questoes I, II e III.


As questões II e III.


Somente a IV.

  Quanto às declividades do sítio, e a destinação de seu uso, podemos afirmar que:

 

I) Recomenda-se a declividade máxima de 4% para bairros residenciais.

II)Recomenda-se que declividades com mais de 30% sejam ideais para qualquer uso

III) Recomenda-se que a declividade de 16% a 30% seja para locais que devam ser evitadas as construções, pois quando feitas, são necessárias obras especiais para sua implantação.

IV)Recomenda-se que declividade de até 2% ou mais, sejam  locais  que devam ser evitados, pois terão dificuldades de drenagem .

V)Recomenda-se que a declividade de 2% a 7% sejam locais ideais para qualquer uso.

 

Estão corretas:

 


As afirmativas I,  II e V.


As afirmativas III,  IV e V.


As afirmativas II e IV.


As afirmativas I e II.


As afirmativas III e IV.

Páginas: 12345678910
1112